sábado, 10 de novembro de 2007



Lixo Hospitalar



Das três grandes classes de lixo existentes, quais sejam, o urbano, o industrial e o hospitalar, este último merece algumas considerações especiais, porque ele tem que ser visto especialmente.

Nunca seria demais, mesmo para aqueles que já sabem bastante do assunto, alguns repasses de informações e, para aqueles que nem desconfiam da importância no trato do lixo hospitalar, alguns aprendizados serão, também, úteis.

Dentro de um hospital, nem todo o lixo hospitalar é hospitalar propriamente dito, haja vista que o lixo proveniente dos setores administrativos se comporta como se fosse da classe dos lixos urbanos.

Mas o que se quer dizer como lixo hospitalar é aquela porção que pode estar contaminada com vírus ou bactérias patogênicas das salas de cirurgia e curativos, das clínicas dentárias, dos laboratórios de análises, dos ambulatórios e até de clínicas e laboratórios não localizados em hospitais, além de biotérios e veterinárias.

A composição de tal lixo é a mais variada possível, podendo ser constituída de restos de alimentos de enfermos, restos de limpeza de salas de cirurgia e curativos, gazes, ataduras, peças anatômicas etc.

É importante estar atento ao manuseio deste lixo, pois as pessoas que o manipulam podem ficar sujeitas a doenças e levarem para outras, vários tipos de contaminação.

O lixo hospitalar contaminado deve ser embalado de forma especial, segundo a Norma EB 588/1977 (sacos plásticos branco-leitosos, grossos e resistentes).

O depósito desses sacos deve ser em vasilhames bem vedados e estes colocados fora do alcance de pessoas, até a chegada do carro próprio para a coleta. Nunca tais lixos devem aguardar a coleta em locais públicos; nas calçadas, por exemplo.

A melhor forma de destruir o lixo hospitalar é a incineração, desde que os incineradores possuam tecnologia adequada e estejam em locais que não causem incômodos à população. A pior forma, e que deve ser evitada, é levar o lixo hospitalar para usinas de lixo urbano, aterros sanitários e lixões, o que é praxe.

Os custos do tratamento do lixo hospitalar são elevados e seria, de todo interessante, a formação de consórcios de geradores, para a adoção de uma solução comum na destinação.

Como se pode ver, o trato do Meio Ambiente tem nuances muito específicas para cada tipo de agressão.



3 comentários:

Anônimo disse...

Primeirona a acomentar!!!

Luana Ismael Nº: 23 Turma: 3004

Estou passando no tema do meu trabalho,pra deixar a minhna participação!!!

Fiz o trabalho e fiquei pasma de como é tratado o assunto, com os custos altos e serios fatores!!!

Gostei muito de ter feito este trabalho, mesmo que meu video não tenha ficado perfeito!!!
hhehe

Enfim...
É isso!!!
Bjs!!!

Anônimo disse...

Fiz um trabalho a esse respeito.
Achei ótimo esse site.
Tirei 9,0 por falhas de portugues no site ,mas isso não leva ao caso.
Obrigado .

Alexandre o. Ceolin
Cólegio Beka.

Anônimo disse...

Fiz um trabalho a esse respeito.
Achei ótimo esse site.
Tirei 9,0 por falhas de portugues no site ,mas isso não leva ao caso.
Obrigado .

Alexandre o. Ceolin
Cólegio Beka.