sábado, 10 de novembro de 2007



Óleos e combustíveis!


Os óleos combustíveis são hoje os principais recursos energéticos utilizados em processos térmicos industriais que representam, e certamente continuarão a representar, uma contribuição valiosa na suprimento energético brasileiro de agora e para o futuro.

Tipos de combustível.
Vantagens e Desvantagens:

Para escolheres o tipo de combustível mais adequado às tuas necessidades é necessário perceber o que o mercado tem para oferecer e avaliar as suas vantagens e desvantagens. Podes também aconselhares-te com o fabricante e caso tenhas dúvidas sobre o tipo de combustível do teu carro consulta o manual do proprietário.


COMBUSTIVEIS:

Gasolina

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbónica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém ainda compostos de enxofre, compostos de nitrogénio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C. Atualmente são produzidos diversos tipos de gasolina sendo utilizada tecnologia própria para fabricar as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturá-las entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto. No mercado nacional existem dois tipos principais de gasolina: A gasolina de 95 octanas e a Gasolina de 98 octanas, a sua diferença reside na eficiência em geração de energia. Na gasolina com mais octanas a explosão é mais tardia, o que significa que esta é aproveitada no seu ponto crítico, previsto para retirar um maior rendimento.

Vantagens do uso de Gasolina.
• Quando a gasolina é o combustível utilizado na combustão do motor, o arranque e desenvolvimento do carro é mais eficiente que um motor a Diesel;
• A utilização de gasolina com aditivos ajuda a limpar e manter limpos os sistemas de injeção. O que significa que com o sistema de injeção limpo o desgaste das peças diminui protegendo o motor;
• A gasolina com maior octanagem, queima de forma mais eficiente no motor, resultando em alguns cavalos a mais de potência em alguns veículos. Este combustível é o resultado de um processo mais apurado no refino do petróleo, em que são elimina as impurezas naturais que podem prejudicar a combustão.

Desvantagens do uso de Gasolina.
• A principal desvantagem do uso deste tipo de combustível é o seu preço. Em Portugal qualquer tipo de gasolina é mais cara que o Diesel e o GPL.
• Polui o ar com as emissões de Co2
• Fonte esgotável, depende do petróleo.
De onde vem a gasolina?
A gasolina é feita de óleo bruto. O óleo bruto bombeado do solo é um líquido negro chamado de petróleo. Este líquido contém hidrocarbonetos e seus átomos de carbono ligam-se em cadeias de diferentes comprimentos

GPL
O Gás de petróleo liquefeito (GPL), também denominado por gás liquefeito de petróleo (GLP), é uma mistura de gases de hidrocarbonetos utilizado como combustível em aplicações de aquecimento (como em fogões) e veículos. O gás é obtido a partir da destilação do petróleo, sendo o último dos produtos que se obtêm da sua refinação. A referência Auto significa que estamos perante um combustível que pode ser utilizado como carburante, normalmente em substituição da gasolina. De fato, desde os anos 70 que o GPL tem vindo a desenvolver-se como alternativa aos tradicionais combustíveis rodoviários. Existem hoje no mercado quase 5 milhões de veículos com GPL Auto e mais de 20 mil pontos de venda. Por essa razão é atualmente o mais importante dos combustíveis alternativos e, em Portugal é sem dúvida o mais barato. É um combustível (mais limpo/menos sujo), mais económico e mais rentável, e amigo do ambiente, é uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica. Em termos de combustão efetuada pelo motor, devido a uma mistura de ar e combustível perfeitamente homogénea, esta é mais completa e uniforme, para além de que o seu poder calorífico também é mais elevado.

Vantagens do uso de GPL.
• É o combustível (mais limpo/menos sujo), mais econômico e rentável, e amigo do ambiente, é uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica;
• Em termos de combustão efetuada pelo motor, devido a uma mistura de ar e combustível perfeitamente homogénea, esta é mais completa e uniforme, para além de que o seu poder calorífico também é mais elevado;
• O GPL Auto facilita o funcionamento do motor a frio e proporciona um trabalhar mais suave e silencioso;
• No GPL Auto, o índice de octano é mais alto(100), o que evita a ocorrência de detonação, melhorando o rendimento e prolongando a vida do motor;
• Uma viatura alimentada a GPL Auto dispõe de um sistema misto de carburação (GPL Auto e outro combustível). Verifica-se que a utilização deste combustível reduz os custos de combustível em cerca de 60%.

Desvantagens do uso de GPL.
• O GPL é um gás obtido através da destilação do petróleo, o que significa que também este tipo de combustível depende do Petróleo.
• A transformação de um depósito de gasolina num depósito "Bi-fuel" implica custos significativos, sendo um tanque de GPL mais caro que um de outro tipo de combustível.
• Apesar de libertar gases menos nocivos à Camada do Ozono, um tanque GPL também emite vapores para a atmosfera
O que é o biodiesel?
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras).
Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável.
A tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado no Brasil. A Petrobrás possui esta tecnologia e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos em nosso país. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa aos poucos substituir, nos veículos, os combustíveis fósseis. Será um grande avanço em busca da diminuição da poluição do ar.
Vantagens do biodiesel:

• A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global
• Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural
• Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleoginosos no campo
• Deixa as economias dos países menos dependentes dos produtores de petróleo
• Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.

Desvantagens do biodiesel.

• Se o consumo mundial for em larga escala, serão necessárias plantações em grandes áreas agrícolas. Em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, poderemos ter um alto grau de desmatamento de florestas para dar espaço para a plantação de grãos. Ou seja, diminuição das reservas florestais do nosso planeta
• Com o uso de grãos para a produção do biodiesel, poderemos ter o aumento no preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima ou que utilizam eles em alguma fase de produção. Exemplos: leite de soja, óleos, carne, rações para animais, ovos entre outros.

Projeto de veículos a gás natural.
Os veículos a gás natural fazem uso dos mesmos princípios básicos daqueles que rodam com gasolina. Em outras palavras, o combustível (gás natural, nesse caso) mistura-se com o ar do cilindro de um motor de quatro tempos, incandesce por uma vela de ignição e move o pistão para baixo e para cima. Ainda que existam algumas diferenças entre o gás natural e a gasolina em termos de inflamabilidade e temperaturas de ignição (veja gráfico abaixo), os GNVs fazem uso dos mesmos conceitos básicos dos veículos a gasolina.
Propriedade Gás natural Gasolina Diesel
Limites de inflamabilidade (% do volume no ar) 5 a 15 1,4 a 7,6 0,6 a 5,5
Temperatura de
Auto-Ignição (°C) 450 300 230
Temperatura
do Pico da Chama (°C) 1885 1978 2055
Porém, algumas modificações são necessárias para o funcionamento eficiente com gás natural. Essas mudanças acontecem principalmente no tanque de armazenagem de combustível, no motor e no chassi.
Armazenamento de Combustível
A maioria dos GNVs opera usando gás natural comprimido, de modo que o combustível ocupa um espaço menor. Na estação de abastecimento, o gás é comprimido de 204 a 245 atmosferas antes de ser bombeado para os cilindros de alta pressão que são presos em cima, atrás e embaixo do veículo. Os tanques de armazenamento dos primeiros GNVs eram volumosos e ocupavam bastante espaço no veículo mas, desde então, cilindros mais leves foram desenvolvidos. Denominados Sistemas de Armazenamento Integrado (ISS, na sigla em inglês), os cilindros são abrigados em uma proteção de fibra de vidro e de espuma absorvente de choques, para protegê-los dos efeitos de uma eventual colisão. Eles também têm menor diâmetro do que os antigos cilindros, sendo possível armazená-los para que fiquem com forma e tamanho semelhante ao de um tanque de gasolina convencional.

Vantagens e desvantagens
A maior vantagem dos GNVs é o fato deles reduzirem as emissões prejudiciais ao meio ambiente. Conseguem uma redução de 33% na emissão dos diversos óxidos de nitrogênio e liberam 50% menos hidrocarbonetos reativos quando comparados aos veículos movidos a gasolina. Os GNVs classificam-se melhor também nas emissões de matéria particulada, menores que 10 mícrons (PM10). As partículas PM10 transportam e depositam materiais tóxicos pelo ar. Os GNVs que usam dispositivos diesel podem reduzir as emissões de PM 10, em dez vezes.
Veículos a gás natural também oferecem os seguintes benefícios:
• os GNVs são mais seguros; os tanques de armazenagem em um GNV têm paredes mais espessas e são mais resistentes do que os tanques para gasolina ou diesel; durante mais de dois anos de uso nos EUA, não se registraram rupturas de tanques abastecidos com gás;
• os custos do gás natural são mais baixos que os de gasolina; em média, os custos de abastecimento com o gás natural são 1/3 menores do que os de gasolina;
• o gás natural é conveniente e abundante; nos Estados Unidos existe uma infra-estrutura bem estabelecida de tubulações para entrega do gás natural em quase toda área urbana e na maioria das áreas suburbanas; existem mais de 1.300 estações de reabastecimento de gás natural nos Estados Unidos e a cada dia surgem mais;
• os preços de gás natural se mostram mais estáveis quando comparados com os preços do petróleo. Historicamente, os preços de gás natural têm exibido estabilidade significativa quando comparados com os preços dos combustíveis derivados do petróleo; esta estabilidade torna fácil planejar custos a longo prazo com precisão;
• os GNVs têm custos de manutenção mais baixos; como a queima do gás natural é limpa, o resultado é um menor desgaste no motor, o que estende os intervalos de tempo entre trocas sucessivas de óleo e ajustes do motor.

Desvantagens
Uma das maiores queixas sobre os GNVs é que eles têm um espaço para passsageiros menor do que os veículos a gasolina. A razão disso é o precioso espaço cedido na área de carga e no porta-mala para acomodar os cilindros de combustível. Além disso, esses cilindros podem ter elevado custo de projeto e construção, contribuindo para que os custos globais dos veículos a gás natural sejam mais altos do que os dos veículos a gasolina.
Outra desvantagem é a autonomia limitada dos GNVs, normalmente a metade das que possuem os veículos a gasolina. Por exemplo, o Honda Civic a gás natural, o Civic GX, pode andar 350 km sem reabastecer. Um modelo comum da Civic a gasolina, o Civic GX, pode andar cerca de 560 km sem reabastecer. Um GNV que fique sem combustível na estrada deve ser rebocado até a casa do proprietário ou até um local onde possa ser reabastecido de gás natural e isso pode ser mais difícil de achar do que um posto de gasolina "normal".
Finalmente, deve-se destacar que o gás natural, assim como a gasolina, é um combustível fóssil que não pode ser considerado como um recurso renovável. Mesmo que as reservas de gás dos Estados Unidos sejam ainda consideráveis, elas não são inesgotáveis. Alguns dizem que existem reservas de gás natural suficientes para durar mais cerca de 65 anos, presumindo-se a continuidade do consumo verificado em 2003.
Com relação a algumas vantagens oferecidas pelos GNVs, eles ainda são relativamente raros. De acordo com a organização de Coalisão para Consumo do Gás Natural, existem atualmente 130 mil GNVs nos Estados Unidos e mais de 2,5 milhões em todo o mundo. Olhando sob uma perspectiva correta, considere que existiam 142,5 milhões de veículos registrados em 2001, significando que os veículos a gasolina superaram aqueles que funcionam com gás natural quase 1.100 vezes nos EUA. Apesar disso, mais de 40 fabricantes diferentes, incluindo Ford, General Motors, Toyota e Volvo, produzem GNVs atualmente.
A Honda e a Daimler-Chrysler são duas companhias líderes no projeto e engenharia dos GNVs. A Honda é a primeira fabricante a oferecer o GNV no varejo, o sedan Civic GX, que vem acompanhado de uma estação de reabastecimento qua a companhia intitulou como Phill. O Civic GX é um GNV devoto, o que significa que funciona exclusivamente com gás natural. O Daimler-Chrysler está fabricando um Mercedes Classe E que funciona tanto com gasolina como com gás natural. É um modelo que recebeu a classificação de "NGT", o que significa "Tecnologia de Gás Natural", podendo viajar mil km com uma única carga de bi-combustível: 300 km usando o gás natural e 700km, com gasolina.
Ainda que veículos como o Civic GX e o E 200 NGT estejam disponíveis apenas em mercados muito restritos (o primeiro em determinados Estados do oeste dos Estados Unidos e os últimos, na Europa), espera-se que os GNVs se tornem mais amplamente aceitos pelos consumidores nas próximas duas décadas, especialmente se os preços dos combustíveis continuarem a subir. Quando isto acontecer, ser ecológico será um pouco mais fácil.


ÓLEOS:

Diesel/ Gasóleo:

O gasóleo é um combustível derivado do petróleo, é um hidrocarboneto obtido a partir da destilação do petróleo a temperaturas de 250ºC e 350ºC. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro alemão Rudolf Diesel. O gasóleo é o combustível utilizado em motores de combustão interna ( inflamação do combustível se faz pela compressão do ar dentro da câmara de combustão) e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) e é utilizado nas mais diversas aplicações, tais como: automóveis, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte e aplicações estacionárias (geradores elétricos, por exemplo). Os componentes do gasóleo são seleccionados de acordo com as características de ignição e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. Recentemente, o diesel de petróleo vem sendo substituído pelo biodiesel, que é uma fonte de energia renovável.

Vantagens do Gasóleo.
• Combustível mais econômico que a gasolina;
• Garante elevados níveis de performance.

Desvantagens do Gasóleo.
• Os carros a Diesel não desenvolvem tão bem, como os a gasolina, no arranque.
• Com temperaturas muito baixas, o gasóleo pode congelar no depósito.
• Polui o ar com as emissões de Co2
• Fonte esgotável, depende do petróleo.
Para que serve o óleo lubrificante?

O óleo do motor é fluído que lubrifica todas as partes internas do motor. Sua função é evitar o atrito entre as peças móveis e garantir seu bom funcionamento. Ele deve manter suas características de lubrificação, seja sob as mais diversas condições climáticas ou formas de uso.

Quais os tipos de óleos existentes para motor?

MINERAIS MULTIVISCOSOS: são os mais comuns no mercado. Adequados para motores convencionais de qualquer cilindrada, têm a viscosidade adaptada à temperatura de funcionamento do motor, atingindo os principais pontos de lubrificação com eficiência mesmo no inverno, quando há maior resistência ao escoamento do lubrificante pelas galerias de óleo. Mas, com o tempo, provocam carbonização principalmente no cabeçote e nas sedes de válvula, caso não sejam usados aditivos especiais para evitar o problema.

SEMI-SINTÉTICOS: são os de base sintética e mineral, recomendados para motores mais potentes e que atingem um nível de rotação acima da média. Por terem menor quantidade de compostos de carbono mineral, provocam menos carbonização das câmaras de combustão, o que facilita a entrada e saída dos gases de admissão e escape, além de evitar problemas de batida de pino. Outra propriedade desse tipo de óleo é a de formar uma película protetora nas paredes dos cilindros, diminuindo o atrito entre as partes móveis durante a partida.

SINTÉTICOS: são os melhores, usados nos carros das categorias mais importantes do automobilismo mundial pela curva de viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor, e por não provocarem carbonização. Também podem ser usados nos modelos esportivos com alta taxa de compressão, nos turbinados e em carros 1.0, pois trabalham com regime de alto giro do motor. São os únicos tipos de óleo recomendado para qualquer veículo sem nenhuma restrição quanto ao uso.

Por que devo trocar o filtro de ar?

Poluição nos grandes centros urbanos e poeiras de estradas não pavimentadas são filtradas pelo filtro de ar do veículo. A não troca deste filtro pode levar estas sujeiras ao interior do veículo, podendo contaminar o óleo do motor, provando borra, diminuindo a potencia e aumentando o consumo de combustível.

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